segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Olhar razoável


As coisas necessitam ser vistas modo razoável
- afinal são coisas, e nada mais –
Porém fundamental olhar de serpente
E um profundo sentimento canino. Atento as feições.
Pois do fetiche Dos Tempos, e seus açambarcadores
(Já reconhecemos suas prosas.)
Minha maneira olhar razoável permite, por exemplo,
Avistar uma ave no céu e dizer, um passarinho!
Me permite mais, me permite ir além
Olhar uma árvore e repetir, uma árvore
Me possibilita ver um poste, e exclamar
[aos sete ventos, olha o poste]
São tantas coisas que meu olhar razoável observa e absorve.
Entretanto um olhar razoável também tem estômago de ema,
Nestas horas que contemplo um catador-de-latinha
- recolhendo a subvivencia do meu lixo –
E logo meus olhos deduzem: como eu sou humano!


(Iberê Martí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário