terça-feira, 26 de novembro de 2013

A Chuva


            A chuva cai, e leva barracões em encostas. Leva frio aos desabrigados. Atrasa obras. Desmarca encontros, desencoraja aventuras, desanima viagens, faz as pessoas ficarem mais quietas e mais tristes em casa. A chuva traz o desânimo ao ser humano moderno, tira o brio e a vontade do homem de fazer qualquer coisa, a não ser se refugiar em algum lugar mais ou menos confortável.
            Por outro lado, a chuva volta pra terra, e é anunciada por animais que cantam a sua vinda; abaixa a poeira, limpa as plantas, enche rios, dá água a quem precisa e a natureza agradece. A chuva mantêm o homem quieto e longe da natureza. E ainda deixa o cheirinho de chuva, no mato. Quem é da roça sabe bem disso – eu não sou da roça, mas me contaram um dia e eu acreditei.
            O homem, nessa mania incessante de querer vencer a natureza, ainda não venceu a chuva. E não vai. A chuva é prova disso. Além de molhar, esfriar e nos resfriar, nos tira o espírito da coragem, que nos leva sempre a frente. Nos tranca em casa. Nos tira aquilo que mais prezamos: a liberdade. Mas não vamos quebrar a cabeça tentando encontrar uma forma de driblar a chuva. Vamos aceitá-la, assim como já deveríamos ter feito com outros elementos da natureza. A chuva nos coloca em nosso devido lugar, e vamos nos colocar lá também. Dá próxima vez que chover, alegre-se. Ouça os sapos, as cigarras e o canto de outros bichos, mesmo que não haja tais animais por perto. Saia na chuva e deixe-se molhar por inteiro. Sinta-se bem. E após a chuva, pense na vida que ela (re)trouxe, e sinta o “cheiro de chuva” – mesmo que esteja na cidade.


(Stéphano Diniz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário