sexta-feira, 2 de agosto de 2013

VIDA Chico


Ela só procura por grana
Eu nem penso mais no Sucesso
Ela diz: você se engana
Eu digo adeus ao progresso
Despido progresso

Ela é fascinada em drama
Eu procuro a calmaria
Ela engendra a sua trama
Eu troco a noite e o dia
Noite confunde o dia

Ela é louca por uma tragédia
Eu praticando o acaso
Ela leva a sério a comédia
Eu faço um sério descaso
As forças do atraso

Ela se indigna com novela
Eu pretérito fico na minha
Ela divide tudo em parcela
Eu gasto tudo na rinha
Perco na rinha

Ela quer carro importado
Eu penso em pescaria
Ela ama ir ao mercado
Eu em brincar poesia
Brindar poesia

Ela compra tudo que é moda
Eu ando todo relento
Ela come tanto que é soda
Eu viajo em pensamento
Pluma em pensamento

Ela gosta de aparecer chique
Eu prefiro o encantamento
Ela compra marca em butique
Eu prefiro o bar fedorento
Lar fedorento

Ela só valora a estética
Eu procuro por Ideais
Ela nem sabe de ética
Eu observo semelhantes e iguais
Todos iguais

Ela joga a escada invisível
Eu continuo a fazer amigos
Ela no labirinto impossível
Eu encontro o refúgio um abrigo
Onde estou me abrigo

Ela ama a tecnologia
Eu venero o meu passado
Ela esconde há hipocrisia
Eu festejo o feriado
Oh meu feriado

Ela diz que a boca é rica
Eu procuro ela na favela
Ela diz que nunca fica
Eu perto de gente banguela
Povo cinderela

Ela anda toda maquiada
Eu não gosto de academia
Ela pensa saúde bombada
Eu prefiro a livraria
Sinto a enteléquia

Ela é doce e refinada
Eu me assusto com alquimia
Ela tem o corpo malhada
Eu penso tudo em harmonia
Mente/corpo harmonia

Ela conversa em inglês
Eu nem sei do meu portuga
Ela masca amargos clichês
Eu prefiro a verdade e a fuga
Honesta fuga

Ela só conversa coisa seria
Eu prefiro a rebeldia
Ela nem sabe da antimatéria
Eu deliro com a profecia
Lírica sabedoria

Ela sabe dos juros do banco
Eu mergulho em cantoria
Ela sabe a especulação do tamanco
Eu pseudo dou garantia
Blasfêmia e economia

Ela curti um papo careta
Eu sobrevoo outras dimensões
Ela desconhece os planetas
Eu convivo outras constelações
Galáxias livres nações

Ela tem na bolsa valores
Eu no bolso nenhum vintém
Ela coloca espinho em flores
Eu suspiro o néctar do além
Transpiro o Além

Ela é apegada no Medo
Eu consumo a rebeldia
Ela não conhece o segredo
Eu no trilho da valentia
Livre de covardia

Ela controla os planos futuros
Eu desapegado de ilusões
Ela cultiva a alma no escuro
Eu cultuo outros corações
Pulsar imensidões

Ela acha que é super moderna
Eu sei que é tudo antigo
Ela está presa a uma caverna
Eu fugindo deste vil castigo
A Luz do perigo

Ela anda toda assustada
Eu devaneio com um sorriso
Ela desconhece madrugada
Eu cato o paraíso
Abraço o improviso

Vocês pensam Ela mulher
Mas meu grito é para a Vida
Não vou ser como um qualquer
Vou amar minha Amante querida
Oh VIDA querida
Oh Vida ferida
Oh Dama temida...
Nesta via aguerrida!


(Iberê Martí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário