sábado, 6 de julho de 2013

Eu tô com saudade


Eu tô com saudade da minha terra
Conversar coisas simples sobre monte e a serra
De caminhar pelo diversificado cerrado
E (re)descobrir as curvas do rio dourado

Eu tô com saudade é das pescarias
Dos frutos do mato, e das profecias
Com vontade de retomar a infância
Que persiste na vasta lembrança

Eu tô com saudade da inocência do campo
Dos papos com os matutos e os pirilampos
Dormir na rede dos ensinamentos divinos
Correr pelas ruas como bobo, menino

Eu tô com uma saudade da madrugada
Da minha gente e da mulher amada
Moças que conversem sobre fantasias
Que gostem simplesmente de cantar alegria

Eu tô com saudade dos frutos do varjão
Saudade do mitos, pata de onça no chão
Tamanduá dando bandeira no meio do sertão
Bicho-preguiça e do apertado aperto de mão

Eu tô com saudade é de conversa sadia
Convencer jatobá quanto a sabedoria
Molhar o pequi, secar murici
Catar a castanha, fazer suco de buriti

Eu tô com saudade é da cantoria
Na relva molhada cantar a cotia
Saudade do tempo sem saber o destino
Fazer da encruzilhada o meu maior ensino

Eu tô com saudade é do Araguaia
Da água doce, da lua na praia
De tecer cordas com fibras de poaia
Caçar ariranha e armar a tocaia

Eu tô com saudade é da vasta inocência
Do povo da terra e sua vivência
Da chácara renascida que tudo produz
É do conhecimento que nos conduz

Eu tô com saudade das histórias do garimpo
Do futebol sem gramado, sob o cascalho limpo
Saudade do povo que foi oprimido
Ser apenas mais um, mas um esquecido

Eu tô com saudade é da valentia
Do espinho de tucum, da soberania
Do leite de mangaba, depurativo inharé
Viajar sob as águas como o mureré

Eu tô com saudade é das amizades
Estou com saudade sentir irmandade
De fazer da vida um passeio interno
Da Vida que um dia foi prazer eterno

Eu tô com uma saudade danada é da minha Terra,
Natal e materna!


(Iberê Martí)

Um comentário:

  1. Cora, Manoel
    de Barros.
    Sussuassuna, Carmo
    Bernardes, Guimarães
    Rosa
    Verso ou Prosa
    O sertão é Vida.
    Valdo

    ResponderExcluir